Dr. Travis Bradberry
O pesquisador Kevin Kruse, entrevistou mais de 200 pessoas ultra-bem-sucedidas, incluindo 7 bilionários, 13 campeões olímpicos e diversos empreendedores talentosos, com o propósito de investigar quais seriam seus segredos “número um” para a produtividade?”
O resultado foram insights sobre alguns de seus comportamentos mais diferenciados, que tornavam estas pessoas tão bem sucedidas e produtivas. Aqui seguem algumas de suas descobertas:
“Sempre que você vê uma pessoa de sucesso, você só vê as glórias públicas, nunca os sacrifícios privados para alcançá-los.” – Vaibhav Shah
  1. Elas dividem seu dia em minutos, não em horas: A maioria das pessoas usa um padrão em blocos de hora ou meia hora em seu calendário. Já pessoas altamente bem sucedidas sabem que há 1.440 minutos em cada dia e que não há nada mais valioso do que o tempo. O dinheiro pode ser perdido e ganho novamente, mas o tempo gasto nunca pode ser recuperado. E um forte aprendizado vem dos esportes onde milésimos de segundo fazem a diferença. Como a lendária ginasta olímpica Shannon Miller disse a Kevin: “Até hoje, mantenho um cronograma que é quase minuto a minuto. Você deve dominar seus minutos para dominar sua vida. Este hábito o ajuda a produzir mais em pouco tempo.
  2. Eles se concentram em apenas uma coisa. Pessoas ultraprodutivas sabem desde o início do dia qual é a sua “Tarefa Mais Importante” e trabalham nela logo pelas manhãs, sem interrupções. Qual tarefa terá maior impacto no alcance de seus objetivos? Que realização vai te promover no trabalho? Isso é o que você deve dedicar suas manhãs todos os dias.
  3. Eles não usam listas de afazeres. Jogue fora as tais “listas” de tarefas… sua lista diária de afazeres; em vez disso, agende tudo em uma agenda ou calendário. Acontece que, estatisticamente as pessoas conseguem executar apenas 41% dos itens em suas listas de tarefas. E todos esses itens desfeitos levam ao estresse e à insônia por causa do efeito Zeigarnik, o que, em essência, significa que tarefas não concluídas permanecerão em sua mente até que você as termine. Pessoas altamente produtivas colocam tudo em seu calendário e depois trabalham e vivem por esse calendário.
  4. Eles vencem a procrastinação com viagens no tempo. Seu futuro “eu” não é confiável. Isso é porque somos inconsistentes. Compramos vegetais hoje porque achamos que vamos comer saladas saudáveis a semana toda; então jogamos fora mingau verde apodrecendo no futuro.  Pessoas bem sucedidas descobrem o que podem fazer agora para ter certeza de que seus futuros “eus” farão a coisa certa. Antecipe como você vai se auto-sabotar no futuro, e chegar a uma solução hoje para derrotar seu eu futuro.
  5. Eles preservam a vida pessoal: Andy Grove, icônico fundador da Intel, disse que: “Há sempre mais a ser feito, mais do que deve ser feito, sempre mais do que pode ser feito.” Pessoas altamente bem sucedidas sabem que além do trabalho, seus outros valores incluem tempo familiar, exercício e retribuição. Eles alocam conscientemente seus 1.440 minutos por dia para cada área que valorizam, e respeitam esse cronograma.
  6. Eles Anotam tudo! Richard Branson disse em mais de uma ocasião que ele não teria sido capaz de construir seu grupo “Virgin” sem um simples caderno, que ele leva com ele onde quer que vá. Já o magnata grego aristóteles Onassis disse: “Sempre carregue um caderno. Anote tudo… Pessoas ultraprodutivas libertam suas mentes preservando todos os pensamentos e ideias que têm.
  7. Eles consultam mensagens de texto e e-mails apenas algumas vezes por dia. Pessoas ultraprodutivas não deixam suas caixas de e-mail abertas o dia todo, e não respondem a cada vibração, pra ver que mensagem apareceu na sua caixa de entrada. Em vez disso, elas “verificam” seus e-mails e mensagens de texto em horários fixos ao longo do dia, de forma rápida e eficiente.
  8. Eles evitam reuniões a todo custo. Quando Kevin pediu a Mark Cuban para dar seu melhor conselho de produtividade, ele rapidamente respondeu: “Nunca faça reuniões a menos que alguém esteja escrevendo um cheque.” Reuniões são notórios assassinos do tempo. Você só deve fazer uma reunião se puder controla, tema, tempo, integrantes, e resultados, senão, nem comece.
  9. Eles sabem dizer “não”! O bilionário Warren Buffet disse uma vez: “A diferença no sucesso é que as pessoas muito bem sucedidas sabem dizer ‘não’ para quase tudo.” E James Altucher deu a dica: “Se algo não é um ‘evidente que sim’ então é um não.” Lembre-se, você só tem 1.440 minutos em um dia. Não os entregue facilmente.
  10. Eles seguem a regra 80/20. Conhecido como Princípio de Pareto, na maioria dos casos, 80% dos resultados vêm de apenas 20% das atividades. Pessoas ultraprodutivas sabem quais são as atividades que impulsionarão os melhores resultados. Concentre-se nisso e ignore solenemente o resto.
  11. Eles delegam quase tudo. Pessoas ultraprodutivas não perguntam: “Como posso fazer essa tarefa?” Em vez disso, eles perguntam: “Como essa tarefa pode ser feita?” Eles tiram o “Eu” da equação, o máximo possível. Pessoas ultraprodutivas não são supercontroladores quanto a quem faz a tarefa e sim ao resultado pretendido.
  12. Eles fazem as coisas apenas uma vez. Quantas vezes você começou uma tarefa –e interrompeu -apenas para lidar com o problema novamente mais tarde? Quantas vezes você lê um e-mail e depois fecha e deixa na sua caixa de entrada para lidar com ele mais tarde? Pessoas bem sucedidas tentam “tocar nas coisas apenas uma vez”. Se levar cinco minutos ou 2 horas, seja lá o que for, eles lidam com isso e pronto! Reduz o estresse, sai das suas mentes e economia o tempo de iniciar o processo novamente no futuro.
  13. Eles tem uma rotina matinal consistente. A maior surpresa de Kevin ao entrevistar mais de 200 pessoas altamente bem sucedidas foi quantas delas queriam compartilhar seu ritual matinal com ele. Enquanto ele ouvia sobre uma grande variedade de hábitos, a maioria nutria seus corpos pela manhã com água, um café da manhã saudável e exercícios leves, e eles nutriam suas mentes com meditação ou oração, leitura inspiradora ou diário.